Respira, inspira e não pira!

Por Janaína Buss

Vamos falar sobre respiração consciente? Essa é uma ferramenta poderosa e um recurso inesgotável, de fácil e rápido acesso, aos momentos difíceis em que ansiamos por um sinal, uma resposta divina ou um refúgio. Pode parecer uma técnica simples, o que, de fato, é. Trazer sua consciência ao presente e permitir-se ouvir seu corpo e sua mente de forma clara e objetiva proporciona calma e alento para sua alma. É um momento seu, único e intransferível. E, exatamente por sua natureza mecânica e natural, não nos atentamos à grandeza e o poder desse simples movimento em nossas vidas. Reflita comigo: quando foi a última vez em que você separou alguns instantes do seu dia para inspirar e expirar conscientemente?

A respiração, muito além de nos manter vivos e oxigenados, é também um movimento de energia. Essa energia que nos circunda e nos rodeia, é chamada de Qi, Chi, Ki ou Prana, que nada mais é a energia vital que circula dentro e fora de nós, nos mantendo vivos e conectados com todos os seres vivos, com a natureza e com o Universo. E movimentar essa maravilhosa fonte de energia através da respiração consciente é um dos grandes presentes que você pode se dar.

Perceba: os momentos de alívio e conforto não são acompanhados de um grande suspiro? Quando estamos tensos, nervosos, irritados ou chateados, não temos a tendência de prender a respiração, mantê-la longa e ‘pesada’, trazendo a sensação de peso no peito e sufocamento? E quando estamos felizes, na expectativa por algo, nossa respiração não se torna mais curta, leve, com a sensação de borboletas no estômago?

Todos os sentimentos e sensações refletem diretamente em nosso corpo físico, para muito além do nosso estado mental. Reagimos e recebemos essas sensações e emoções primeiramente pelo filtro da respiração, mas o que raramente nos lembramos é que, de fato, temos controle absoluto sobre elas, bastando trazer a atenção e consciência para esse momento. E nosso corpo e mente merecem minutos diários de atenção para se reequilibrar e nos trazer ao momento presente, proporcionando clareza e leveza.

Há técnicas e exercícios respiratórios específicos para serem treinados nessa finalidade. Na Yoga, por exemplo, são chamados de Pranayamas, e não é necessário ser adepto(a) ou praticante de nenhuma atividade específica para se beneficiar dos seus resultados. Por isso, meu convite para você, hoje, é iniciar essa prática de autocuidado de respirar conscientemente à sua maneira em qualquer lugar e a qualquer momento. Isso permitirá uma melhor oxigenação das suas células e clareza mental, tranquilizando seus impulsos nervosos ao aterrá-lo(a) no presente, aqui e agora.

Esse exercício certamente trará respostas e certezas acerca das suas buscas, e apenas alguns minutos de prática diária farão uma grande diferença na sua rotina. Simples, não? Não deixe de aproveitar todos os recursos que o Universo oferece  gratuitamente para seu autoconhecimento e evolução. A sabedoria está na simplicidade.

Subir
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?