Como você tem gerenciado suas emoções?

Por Ana Paula Purcino Pellenz

 

Você tem estado irritado(a) nos últimos meses? Anda perdendo o sono? Nos últimos meses têm ocorrido várias situações no Brasil e no mundo que despertam desconfortos que atingem as cognições, geram pensamentos tóxicos e reações físicas acometem nosso corpo, inclusive com aumento de dores, e esses são sinais de que suas emoções precisam ser cuidadas. Mas o que fazer?

Todas as situações tóxicas aumentam o nível do hormônio do estresse e da irritabilidade, levam a falar palavras impróprias, ferir pessoas e aumentam a ansiedade e os sintomas depressivos. Quando esses sinais surgem, significa que você precisa olhar para dentro, rever sua vida, suas emoções e, sua alimentação, pois alguns alimentos podem aumentar ações tóxicas no seu organismo. Procurar um endocrinologista ou nutricionista também é importante para o seu desenvolvimento pessoal, tanto quanto cuidar das emoções.

Muitas pessoas têm medo do psicólogo ou acreditam não precisar de ajuda para aprender a lidar com o luto ou gerenciar suas emoções, por exemplo, mas encontrar esse equilíbrio depende unicamente de si. Por isso a importância de realizar um acompanhamento com um profissional especializado, pois um psicólogo poderá ajudá-lo(a) a desenvolver novos hábitos e habilidades de comunicação, e conduzir exercícios que reduzirão sua ansiedade. E, ao contrário do senso comum e de muitas crenças limitantes internalizadas, não há nada vergonhoso em pedir ajuda e se consultar. Porém, melhorar seu estado de saúde mental e emocional depende apenas de você, pois a escolha de olhar para dentro se dá através da conscientização, do enfrentamento de dilemas desconfortáveis e da autopermissão para aprender a praticar novos hábitos. Se perdoar também é importante, pois a autocobrança impede de prosseguir e aumenta o estresse no organismo, dentre tantos outros problemas.

Haverá momentos em que você também precisará fazer um check-up geral da sua saúde. Suas emoções interferem em áreas do seu ser, cada ser humano possui corpo, mente e espírito. Por vezes, dores na coluna podem estar relacionadas às suas emoções e fazer uma visita a um médico cardiologista, psiquiatra, ginecologista, até mesmo clínico geral, será importante também verificar a possibilidade ou não de uma interferência física aos sintomas apresentados.

Cada profissional de saúde, principalmente em atendimentos multidisciplinares, irá contribuir para o seu desenvolvimento, mas tudo depende de você. Somente você poderá decidir o que deseja, seja uma mudança de vida ou um adoecimento com tristeza. Gerenciar suas emoções é aprender a desenvolver equilíbrio, inteligência emocional e, principalmente, reaprender a viver com mais saúde em todos os quatro pilares. Empodere-se.

Subir
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?