Novos ciclos, novas vivências

Por Ana Paula Purcino Pellenz

Novo ciclo, novos voos. O início do ano é caracterizado pelas férias escolares, por compromissos financeiros e pelo estabelecimento de novas metas, as famosas ‘neste ano, eu quero…’. É um tempo de se abastecer de esperança, ousadia e coragem para desenvolver metas e planejamentos, embora algumas pessoas iniciem o ano sem novas expectativas por estarem decepcionadas com a vida ou frustradas com o que não aconteceu no ano anterior.

Aqui, porém, te convido a fazer uma jornada de olhar para dentro e identificar, no mínimo, cinco situações que você superou no ano de 2021. Não sei o que passa na sua cabeça, mas caso pense não ter superado nada, posso afirmar que esse é um grande engano. Até mesmo em virtude dos acontecimentos dos últimos anos, sua primeira grande superação é o fato de você estar vivo, o que é uma grande conquista. Muitos outros não estão e você tem o privilégio de viver. Assim sendo, você é pode olhar para 2021, identificar todos os aprendizados e até mesmo permitir-se sobrevoar novos lugares, movimentar-se rumo ao desenvolvimento de novos hábitos, por exemplo.

Quando investimos tempo para nosso autocuidado, amor-próprio e desenvolver autoconhecimento, potencializamos nosso foco em metas e aumentamos nossa produtividade. Como assim, você pode estar se perguntando? Te explico: há quem esqueça de si ao cuidar e priorizar outras pessoas, vivendo um ciclo automático e deixando-se sempre em último lugar. Seu estresse, irritabilidade e cansaço contínuo logo tornam-se gritantes e o adoecimento não tarda a surgir. Quanto mais tempo negamos olhar para dentro de nós, mais adoecemos e frustramos nossas expectativas, e as metas para o novo ciclo do ano que se inicia acabam acumulando dentro de si, sentindo como um travamento na esfera física.

Caro(a) leitor(a), você é quem pode decidir vivenciar o ano de 2022 com um desenvolvimento saudável mesmo diante de desafios ou ficar paralisado(a) em ciclos de culpa, frustração e desconforto do não-realizar. Vale ressaltar que você é responsável pela sua vida. Por vezes  tendemos somente a culpabilizar, deixando de apreciar o viver e potencializar habilidades.

Dentro de si, a cada minuto, há um novo fôlego, suas células se movimentam, seu cérebro pode aprender coisas novas e sua pele pode ser regenerada. Ou seja, você pode aprender novos hábitos, vivenciar novos sentimentos e despertar novos comportamentos, mas, primeiramente, você precisa acreditar em novos movimentos e desenvolver novas atitudes que o(a) contribuirão para a estimulação da inteligência emocional, saúde, com posturas que o(a) realizam e alcançam novas conquistas.

Para auxiliar suas reflexões deixarei algumas dicas: permita-se cuidar da sua saúde emocional; cuide da sua saúde física; estimule o amor; reconheça suas vulnerabilidades; potencialize a comunicação assertiva; busque ajuda de pessoas que podem somar com seu desenvolvimento, inclusive um(a) psicólogo(a); perdoe-se, pois ninguém é perfeito; seja ousado(a) para seguir suas metas; acolha suas fraquezas e desenvolva seu potencial; relacione-se com outras pessoas, pois ninguém vive só; invista tempo para reaprender a viver a cada dia; veja os desafios com novos olhares, quais os talentos desenvolvidos e aprendizados mediante cada situação; celebre as pequenas conquistas; e permita-se liberar os ressentimentos.

Se você colocar essas sugestões em prática, amenizará os sintomas de estresse e ansiedade, e saberá potencializar suas competências e habilidades. Além disso, também cultivará saúde emocional, fortalecerá vínculos e conquistará abundância dentro de si.

Subir