Por Cintia Baek
A beleza é um dos aspectos importantes na autoestima do ser humano. Assim, tem sido crescente a busca pelo sorriso perfeito, dentes mais brancos e bem alinhados. As pessoas têm estado cada vez mais exigentes com sua aparência e cabe ao dentista suprir as expectativas desses pacientes.
A exposição gengival excessiva, comumente chamada de sorriso gengival, é uma das desarmonias estéticas na face que mais causa desconforto aos pacientes, afetando as relações interpessoais e a autoestima. As queixas mais citadas em consultórios por clientes abordam temas como sentimento de inadequação, não se sentir amado, sentimento de injustiça e solidão, até mesmo a forma de se relacionar e manter algum relacionamento.
Diante disso, procedimentos estéticos têm sido desenvolvidos com o intuito de melhorar a qualidade de vida de quem os procuram. A etiologia do sorriso gengival é multifatorial, podendo ser de origem óssea, muscular, dento-gengival ou uma combinação de etiologias, tratando-se de uma situação clínica não patológica, com uma exibição excessiva do tecido gengival em um sorriso espontâneo e demonstrando uma relação indevida entre a coroa clínica e os demais componentes do sorriso. Em casos mais severos, esta exposição gengival pode ser observada inclusive com os lábios em repouso.
Estudos revelam que procedimentos odontológicos estéticos para correção do sorriso gengival contribuem para a satisfação do paciente e a melhora da autoestima, e as técnicas menos invasivas e com melhor pós-operatório apontadas, são a aplicação da toxina botulínica e o reposicionamento labial. Vale salientar que procurar corrigir o sorriso gengival não é uma regra, pois existem indivíduos satisfeitos com esse tipo de sorriso por considerá-lo atrativo.
A toxina botulínica é uma neurotoxina fomentada por bactérias que, ao ser aplicada, promove um relaxamento reversível na musculatura esquelética e evita a hipercontração. Consequentemente, não há exteriorização da gengiva, interrompendo a contração muscular no local onde foi aplicado. É considerada uma excelente possibilidade para substituir a cirurgia, visto que dá-se de maneira gradativa, reversível, rápida, menos dispendiosa e indolor. Também tem sido usada no tratamento de outras disfunções como, hipertrofia do músculo masseter, bruxismo e dor miofascial.
A utilização da toxina botulínica tem predominado o tratamento de sorriso gengival pelo fato de ser menos invasiva, apresentar resultados mais rápidos e por possuir grande variedade estética, e os cuidados pós-aplicação são bem menores quando comparados à cirurgia de reposicionamento labial.
Sendo assim, é imprescindível a discussão e o planejamento do caso com o paciente, uma vez que possui cada vez mais autonomia para decidir seus próprios tratamentos, embora a experiência clínica de cada profissional também seja fundamental para a criação do melhor arranjo dentário harmônico com gengiva, lábio e rosto, almejando superar a expectativa do paciente e buscando a melhor condição de saúde.
REFERÊNCIAS:
VIEIRA DE SOUSA, G.; FERREIRA DE SOUZA, M. E.; REBECA SANTOS NASCIMENTO, Y.; COSTA DE ARAÚJO SOUZA, G.; BITTENCOURT DUTRA DOS SANTOS, P.; TÔRRES, A. C. S. P. O sorriso gengival e o resgate da auto-estima mediante a odontologia estética: revisão integrativa. Revista Ciência Plural, v. 8, n. 1, p. e24913, 2021. DOI: https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n1ID24913. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/24913. Acesso em: 9 ago. 2024.
NASCIMENTO, Y. P. do; BARROS, T. C.; SILVA, K. M. S. da; BATISTA, L. H. C. Aspectos psicossociais relacionados ao paciente com sorriso gengival: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 15, n. 9, 2022. DOI: https://doi.org/10.25248/REAS.e11093.2022.
SCHUENG, L. B. S.; GATTI, V.; SOTERO, R. L. Elevação da autoestima através da toxina botulínica-A para correção do sorriso gengival. Disponível em: https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2023/04/elevacao-da-autoestima-atraves-da-toxina-botulinica-a-para-correcao-do-sorriso-gengival.pdf.
SMANIOTO, L. A.; MORENO, S.; NUERNBERG, M. A. A. Tratamento de sorriso gengival de etiologia combinada: relato de caso. Revista Uningá, v. 60, eUJ4426, 2023. DOI: https://doi.org/10.46311/2318-0579.60.eUJ4426.
NETO, A. J. T.; TEIXEIRA, H. M.; GUIMARÃES, R. P.; NASCIMENTO, A. B. L. do; RIBEIRO, R. A. de O. Avaliação da percepção da importância da gengiva na estética do sorriso por leigos e alunos do curso de odontologia. Research, Society and Development, v. 12, n. 5, e28812541175, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i5.41175.